terça-feira, 4 de novembro de 2008

uma grande dúvida que nos assola

 Nos últimos anos uma forma de trabalho vem ganhando espaço no mercado, o trabalho imaterial. Com isso, o trabalho material vem sendo cada vem mais desvalorizado, abrindo espaço para novas identidades, que têm como referencial elementos baseados na comunicação e na imagem.

 A religião, a mídia e os esportes surgem como as fontes de trabalho mais frutíferas e como principais pontes pra ascensão social. A identidade individual é o novo elemento de mudança e os profissionais vinculados a essas áreas são considerados os vencedores do mundo atual, pois se sobressaíram e estabeleceram seu lugar de importância no mercado.

 Se temos as identidades consideradas vencedoras, temos as consideradas perdedoras também. Os profissionais ligados ao trabalho material estão sendo cada vez mais desvalorizados e sua utilidade já vêm sendo contestada e descartada à medida que os anos passam e a tecnologia avança. Temos ainda os renovadores, que são os profissionais que tentam se adaptar às novas condições do mercado e conseguir seu espaço.

 Fica então a dúvida: será que todo esse crescente avanço pelo qual estamos passando, tanto tecnológico quanto sociológico, é realmente benéfico? E mais, é realmente humano? Será que o cruel mercado de trabalho que, sustentado pelo capitalismo selvagem, descarta os trabalhadores considerados perdedores substituíveis será capaz de se sustentar no cenário individualista que construiu?

Bom, a resposta pra essas perguntas certamente só teremos no futuro, mas fica aí pra reflexão. 

2 comentários:

Agnaldo disse...

Ser feliz na profissão é igual ser feliz no mercado ? Por que será que essa palavra de 7 letras tem agora que estar sempre presente em nossas vidas? Veja as palestras de auto-ajuda, todas nos ensinando a ser um VENCEDOR !! Na contramão destes ensinamentos, deixo para reflexão de vocês um trechinho da música "O vencedor" do Los Hermanos. Abraço a todos...Agnaldo

«Olha lá quem vem do lado oposto
E vem sem gosto de viver
Olha lá que os bravos são escravos
Sãos e salvos de sofrer
Olha lá quem acha que perder
É ser menor na vida
Olha lá quem sempre quer vitória
E perde a glória de chorar
Eu que já não quero mais ser um vencedor,
Levo a vida devagar pra não faltar amor»

Adam disse...

É! Dá pra refletir sobre a letra dessa música. Será que compensa mesmo ser um vencedor tendo que abrir mão de tanta coisa?

Mandou bem, Prof. Agnaldo! o/